terça-feira, 27 de novembro de 2012

Tratamento da Pele com Luz - Broadband Light



O envelhecimento sofre  um complexo controle genético e ambiental.  É associado com um grande numero de alterações da expressão genética, e não se sabe quais destas alterações podem ser moduladas para trazer benefícios para a saúde.
Uma das tecnologias utilizadas nos tratamentos para “rejuvenescer” a pele é a broadband light, mais conhecida como luz intensa pulsada. Diferente dos tratamentos ablativos, nos quais melhoram a aparência através da destruição térmica e regeneração da epiderme e da derme superficial, a BBL usa uma faixa de ondas luminosas não coerente entre 560 e 1200nm, que são absorvidas por inúmeros componentes da pele.  Os procedimentos realizados com a BBL são indicados para melhorar as rugas finas, pigmentações, eritema (avermelhamento) e elastose (perda da elasticidade da pele).

Entende-se como “rejuvenescimento”a restauração das características  joviais das células e tecidos.  Então, o que será que ocorre após a sessão de tratamento com a BBL? Seria capaz de induzir a cicatrização da pele?
Quando se examina a pele ao microscópio observa-se que há uma diminuição da deposição da melanina na derme e redução das telangiectasias (pequenos vasos anormais superficiais) e aumento da formação de colágeno novo na derme papilar após 3 semanas a partir do tratamento.

Um estudo recente, publicado no Journal of Investigative Dermatology (2012) por Chang e colaboradores investigou as alterações do RNA induzidas pelo envelhecimento e ação da BBL neste processo.  Inicialmente, observaram que após  três sessões com a BBL houve uma melhora dos sinais clínicos de envelhecimento extrínseco e intrínseco – rugas finas, pigmentação anormal, e avaliação global da pele.  A seguir, verificaram alteração da expressão de numerosos genes relacionados com a organização do tecido conjuntivo presente na pele.

Finalmente, estimulam a realização de estudos com uma amostragem maior para identificar genes adicionais cuja a expressão é alterada com o envelhecimento da pele e avaliar o grau de resposta clinica com as alterações da expressão  genética.
Fonte: ALS Chang et al. Rejuvenation of Gene Expression in Aging Skin by BBL. Journal of Investigative Dermatology advance online publication, 30 august 2012.

--