domingo, 10 de abril de 2016

Lavagem das mãos



 A lavagem correta das mãos dentro da técnica recomendada pelo Ministério da Saude ajuda a prevenir várias doenças como a gripe pelo H1N1 e as gastroenterites. Vale a pena recordar.

sábado, 9 de abril de 2016

A arte de Manipular Medicamentos dermatologicos

A manipulação de Medicamentos era muito ativa  no Brasil no seculo XIX e inicio do seculo XX. Nesta epoca a industrialização era inexistente e o farmaceutico aviava as receitas prescritas pelo medico sob forma de xaropes, envelopes etc que podiam ser entregues em domicilio. As formulações eram artesanais e individualizadas. O crescimento das industrias de medicamentos e a produção em massa associados a uma poderosa força da propaganda além da necessidade de lever medicamentos aos lugares mais remotos, empurraram a manipulação para uma atuação secundaria.
A sociedade Brasileira de dermatologia do Rio de Janeiro, com a finalidade de resgatar o tratamento   individualizado organizou na sua sede o curso A Arte de Manipular (Abril 2016)com o auxilio valioso das farmacêuticas Deborah Marques e Gabriela Deutsch, no qual ministrei a aula de tratamento da Acne  e Rosacea.