Biossegurança para manicures
O cortador de unha, a espátula metálica, o alicate de cutícula sujos ou higienizados de maneira incompleta podem carregar o vírus da hepatite B ou C por uma semana a 15 dias, o vírus da AIDS por 15 minutos, esporos de bactérias e fungos por tempo indeterminado. As toalhas úmidas também podem carregar estes microorganismos.
Um trabalho da Secretaria de Saude de São Paulo de 2009, realizado em vários salões de beleza, com coleta inclusive de sangue para exames, indicou que uma em dez manicures estava com o vírus da hepatite. Isto representa um índice de contaminação 300% maior do que o restante da população, que é uma pessoa para cada 30 habitantes. O motivo principal é o desleixo com as regras simples de biossegurança. A pesquisa indicou que é comum usar o alicate de cutículas das clientes para fazerem as próprias unhas sem esteriliza-lo primeiro.
A hepatite B pode ser transmitida pelo contato sexual e pelo sangue, contudo dispõe de vacina gratuita oferecida nos postos de saúde para crianças, adolescentes e profissionais de risco (área de saúde, manicure, pedicure). São necessárias três doses da vacina para imunizar.
Infelizmente a hepatite C não dispõe de vacina. O vírus deste tipo de hepatite foi descoberto em 1989, dez anos depois do vírus da AIDS. A hepatite causada por este vírus geralmente é silenciosa pois não causa sintomas na maioria dos casos e 20% a 30% das pessoas com hepatite viral crônica desenvolvem cirrose hepática em 20 ou 30 anos.
O compartilhamento de objetos com sangue ajudam a disseminar a hepatite B ou C:
Seringas, agulhas, canudos para aspiração de drogas, escovas de dente, barbeadores, navalhas, laminas de barbear, alicates de cutícula
Medidas para reduzir o risco de disseminação de doenças infecciosas:
Higiene das mãos – lavar as mãos ou aplicar álcool gel entre o atendimento de uma cliente e outra.
Usar luvas
Usar mascara
Utilizar material descartável – lixas, palitos.
Troca de toalhas por outras limpas ou descartáveis a cada atendimento
Limpeza e organização do ambiente
Limpeza, descontaminação e esterilização dos alicates de cutícula e cortadores de unha
Gerenciamento dos resíduos (lixo)
Vacinação dos profissionais.