sexta-feira, 5 de julho de 2013

Felicidade rejuvenesce

A busca da realização dos sonhos e  desenvolvimento dos nossos talentos promove uma verdadeira revolução nos hormonios e neurotransmissores, produzidos pelo cerebro e pele. A nivel molecular, a pele trabalha como receptora, intermediadora e produtora de hormonios tanto para o bem como para o nosso mal estar. A dermatologia procura por meio do laser, toxina botulinica e preenchedores, atenuar os efeitos da passagem do tempo na pele e na fisionomia. De que serviriam estes recursos se não estamos vivos de desejos e realizações? Nenhum tratamento dermatologico é capaz sozinho de trazer a alegria perdida embora eu reconheça a mudança do status psicologico do tratamento adequado de um adolescente com acne ou a atenuação do sofrimento de um portador de patologia inflamatoria ou alergica. Ao analisarmos um objetivo, por vezes este parece muito remoto ou inalcansavel, mas o primeiro passo para nos distanciarmos da zona de conforto estimula a energia que nos cerca e nos conduz ao barco que devemos tomar no porto da vida. Cada um tem o seu rumo traçado geneticamente mas o seu cumprimento depende apenas do livre arbitrio. Adoro historias nas quais  o desfecho pareça o usual, vitima do preconceito e que tomam rumo ascedente com dedicação e perseverança.  Sorte também ? Há um aforisma que diz que quando o discipulo está preparado, o mestre aparece. 
Alguém duvida que felicidade rejuvenesce?  

2 comentários:

marcel disse...

Dra, boa noite! Tenho uma dúvida que me atormenta: a melhora nas cicatrizes de acne apresentadas pelo laser não ablativo starlux 1540 duram para sempre? ou as cicatrizes voltam a ser como antes depois de um tempo? tenho medo de fazer o laser e depois elas voltarem a ficar como antes.

Dra Claudia Sá disse...

Marcel,
Se voce obteve melhora das cicatrizes de acne com o tratamento pode ficar tranquilo, pois as cicatrizes não voltarão a ser como eram antes. Muitas vezes é preciso conversar bastante para se esclarecer todas as duvidas e para colaborar com o tratamento, e criar expectativas realistas. O unico jeito de acalmar os animos e ficar mais tranquilo é conversando com o seu medico. Ele saberá orientá-lo melhor, pois conhece bem o seu caso.