quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Porque devemos usar filtro solar?


 

O sol emite radiações classificadas como ultravioleta (UV), radiação visível e infravermelha. A radiação UV é capaz de provocar uma serie de reações fotoquímicas e fotobiológicas significativas e embora o Brasil tenha uma diversidade de climas em sua extensão territorial, certamente é um dos povos mais expostos ao sol no planeta.  Alguns fatores externos influenciam a quantidade de irradiação entre os quais destacam-se o ozônio, a altitude, a hora do dia e a estação do ano, presença ou ausência de nuvens, poluição, reflexão na superfície. De acordo com a recomendação a OMS (Organização Mundial de Saúde) de acordo com o índice de UV algumas medidas devem ser tomadas. Este índice calculado entre 1 e 11 orienta a proteção adequada. Por exemplo, entre 8 e 10 deve-se evitar a exposição perto do meio-dia, usar camiseta, filtro solar, óculos escuros e chapéu. Contudo, o que dizer no alto verão carioca no qual chegamos a atingir índices acima de 11? O que o sol pode provocar na pele?

Avermelhamento, insolação, pigmentação, fotoimunossupressão, fotoenvelhecimento, fotocarcinogenese, fotodermatoses  estão entre os efeitos da irradiação solar. A orientação de campanhas publicas ou através da sociedade brasileira de dermatologia visa estimular as medidas de fotoproteção conforme o Consenso Brasileiro de Fotoproteção. Embora haja muita polêmica quanto à produção de vitamina D pela pele, entende-se que a fotoproteção adequada previne uma série de patologias cutâneas.

Este ano, a preocupação de nós dermatologista aumentou, pois devido ao fenômeno El-Nino que aqueceu as águas do oceano Pacífico, estamos com aumento da ação do sol em nosso país e redução das chuvas.

Não se preocupe com a produção de vitamina D, pois um pouco de sol duas a três vezes por semana é suficiente, porém precisamos lembrar que a medida que o tempo passa perdemos a capacidade de produzir esta vitamina que é fabricada na pele e precisamos suplementar o que falta.

Fonte: Consenso Brasileiro de Fotoproteção, nov-dez 2014, volume 89,6, suplemento1.

P.S. 1 -Se você tiver alguma sugestão de tema escreva para mim perguntando para que eu prepare uma dica com sua sugestão.

Cláudia Sá

Nenhum comentário: