quinta-feira, 27 de junho de 2013

Laser e Onicomicose


O laser é uma luz amplificada resultante da estimulação energetica de um meio que tem como uma de suas caracteristicas a monocromaticidade e a atuação controlada num alvo do tecido, cujo processo é chamado de fototermolise seletiva. O laser cujo o meio é o Nd-Yag tem como alvo principal a hemoglobina e a melanina por isso é utilizado para o tratamento de varizes faciais e dos membros inferiores há vários anos. Os cromoforos (hemoglobina e melanina) absorvem a luz do laser, transformando-a em calor o que aumenta a temperatura do alvo de forma a alterar as suas propriedades. De acordo com a duração do pulso, a forma de dissipação nos tecidos e o tempo de relaxamento termico do alvo, pode-se desestruturar o alvo com um minimo de dano a area adjacente. O diametro do feixe de laser, power, densidade, conteúdo de energia e comprimento de onda influenciam o seu efeito. De acordo com a irradiação nos tecidos pode-se alcançar tres tipos de ação: efeitos fotoquimicos, efeitos fototermicos e efeitos fotomecanicos e fotoinonizantes.

O laser Nd-YAG é usado no tratamento de varizes, das rugas, verrugas, cicatrizes hipertróficas e queloides, depilação em todos os tipos de pele e finalmente micose de unhas.
Varios acessórios e softwares (programas de computador) foram desenvolvidos ao longo dos anos e o mais recente é a ponteira Clearsense que possibilita a aplicação deste laser sem contato com a unha, e atuando com efeito fotoquimico nos fungos e bacterias. O controle atraves de um sistema que integra um sensor de temperatura com a luz guia do laser, mensura a temperatura em tempo real, trazendo segurança ao procedimento pois evita a elevação da temperatura acima de 45oC.

As unhas dos pés crescem normamente num ritmo de 1mm por mes, assim a duração do tratamento dependerá do tamanho do comprometimento da unha e de sua espessura, variando de 6 meses há aproximadamente um ano e meio. O tratamento é acompanhado com fotografias seriadas e cultura (para identificar os microorganismos).

Outras informações: http://scitonclearsense.com/
http://bcove.me/s5saybew

Nenhum comentário: