sábado, 15 de junho de 2013

Simposio de Cabelos e Unhas




O universo dos microorganismos está cada vez mais difícil. Desde o advento dos antibióticos no final da década de quarenta e inicio da década de cinquenta quando o problema das bactérias e os fungos  parecia  ter sido resolvido, que estes agentes infecciosos gradativamente vem desenvolvendo resistência aos medicamentos as drogas.  O estudo de métodos não medicamentosos para o tratamento destes agentes patogênicos, tornou-se uma verdadeira corrida do ouro, pois é preciso acelerar a descoberta de novos métodos para combate-los.
Um destes métodos e a terapia fotodinamica e o laser, cujo o objetivo e desestruturar a membrana celular dos mais diversos tipos de bactérias e fungos.
O tratamento da micose de unha e uma das doenças na qual o combate e um desafio, e onde se observa casos nos quais os fungos estão presentes as vezes ate por décadas.  
Hoje tiver a noção real de como são importantes as pesquisas na área de tratamento fotoquimico. A sua utilidade clinica tem tudo para se expandir nos próximos anos - a aula que dei foi para mim como uma reflexão em voz alta sobre os novos caminhos do tratamento dos microorganismos. 
Agradeço as organizadoras o honroso convite.

Nenhum comentário: