sábado, 26 de maio de 2018

Controle da temperatura nos pés

O controle da temperatura do nosso corpo através da modificação do fluxo sanguíneo da pele é fundamental para regular as modificações da temperatura interna corporal, também chamada de homeostase térmica. Este processo é executado através do sistema vasoconstrictor e o sistema vasodilatador, que é responsável por 80 a 90% da vasodilatação cutânea em situações em que há um aumento da temperatura - aumentando assim o fluxo de sangue para a pele e promovendo um aumento de calor na superfície cutânea.
O fluxo da pele em condições térmicas ambientais confortáveis é de aproximadamente 250 mL/min, com uma dissipação de cerca de 80 a 90 kcal/h (correspondentes ao nível metabólico de produção de calor em repouso), porém aumenta substancialmente em resposta ao estresse térmico, chegando a 6 a 8 L/min durante uma hipertermia grave. Esta vasodilatação serve para a dissipação de calor durante a exposição ao calor ou exercício, mas pode ocorrer nos casos em que há inflamação ou infecção na pele ou nos tecidos subjacentes. Por outro lado, quando há exposição ao calor ocorre a vasoconstrição, que tem como objetivo preservar o calor interno através da restrição da perda de calor através da pele. Assim, alterações  do controle de fluxo de sangue na pele tem repercussões clinicas importantes e pode dificultar a manutenção da temperatura corporal normal. 
Situações como a menopausa ou o diabetes mellitus II podem alterar o controle vascular cutâneo e contribuir para distúrbios que ocorrem quando a pessoa fica exposta a ambientes quentes. O interessante neste sistema de controle é que nos temos dois tipos de controle de nervos vasoconstrictores (que reduzem o calibre dos vasos para poupar calor) e vasodilatadores (que aumentam o calibre dos vasos para dissipar calor), contudo nas áreas das plantas dos pés e nas palmas das mãos nos só tempos nervos simpáticos vasoconstrictores, que quando não estão com um bom funcionamento, podem ser facilmente detectados através de sensores que registram a emissão de raios infravermelhos da pele - esta detecção chama-se termografia. Clinicamente, quando observamos micose nas unhas, dores nos pés, alterações de cor dos pés, joanete, podemos extrair mais informações através da realização da termografia pois acrescentamos dados sobre a circulação dos pés, que se tornam valiosas quando avaliamos as mais diversas situações clinicas. 

Nenhum comentário: