sexta-feira, 25 de maio de 2018

Micoses superficiais cutâneas



Hábitos de comportamento

Frequentemente vemos hábitos de comportamento constrangedores e não entendemos sua razão, nem como fazer para combatê-los.  Um deles é a coceira na virilha, tão comum nos homens, principalmente nos dias quentes. Começa de maneira sorrateira em pequenos momentos do dia nos quais a sudorese aumenta e depois se estende a quase um ato contínuo.  O exame dermatológico auxilia o tratamento do problema no início, pois ao observar a região percebe-se uma área rosada ou  avermelhada que abrange a dobra da raiz das coxas e muitas vezes, bolsa escrotal. Geralmente, o que começa com uma assadura, evolui para uma extensa dermatite muito pruriginosa (coça absurdamente).
Alguns hábitos são facilitadores deste problema. Um deles é o uso da sunga de praia e até a cueca sem a correta lavagem e, as vezes, até um pouco molhada. Bactérias e fungos se alojam neste tipo de ambiente úmido, multiplicam-se livremente e são novamente atritados com a pele. As áreas de dobras - virilha, axilas, entre os dedos dos pés - são geralmente quentes e úmidas, por isso são um ambiente muito favorável aos causadores da micose e seus agentes agravantes, como as bactérias que precisam de pouco oxigênio e até bactérias oriundas das fezes. 
Confesso que este tema é espinhoso mas de suma importância, pois alguns homens têm mais propensão a ter esta micose instalada na virilha, e uma dermatite de fácil tratamento pode estar encobrindo um hospedeiro favorável - como por exemplo um diabético ou pré-diabético. 
Micose e diabetes andam juntas. Você sabia?
O exame clínico com o dermatologista e alguns exames complementares são suficientes para sanar o problema e conduzir os candidatos ao diabetes para um estilo de vida mais saudável, e caso seja necessário, o encaminhamento ao endocrinologista - especialista responsável pelo tratamento do diabetes. 




É o que os pés fazem na ilustração deste texto? As unhas podem ser afetadas pelos fungos encontrados na virilha e servir de reservatório causando as deformidades presentes nas onicomicoses. 

Saiba mais em www.claudiasa.com.br

Nenhum comentário: