domingo, 5 de fevereiro de 2012



Creme anti-idade: saiba tudo sobre o produto de ação rejuvenescedora

o gnt conversou com especialistas

Por Mariana Bradford

Máquina do tempo não existe. Por isso, o mercado de cosméticos e cosmecêuticos ferve com a alta procura por produtos de ação rejuvenescedora que firmem a pele e suavizem as temidas rugas.

Mas, antes de percorrer as prateleiras das lojas e pegar qualquer produto que vir pela frente, você já procurou se informar sobre os anti-idade?

Nós conversamos com os dermatologistas Murilo Drummond e Cláudia Sá para descobrir como atuam esses produtos, a idade ideal para começar a usá-los e suas restrições.
  • 1
    Como atuam os cremes anti-idade?

    Cláudia Sá explica que os produtos anti-idade são segmentados em dois grupos: os de prescrição médica e os cosméticos.  Os produtos cosméticos são vendidos livremente e, por definição, não devem provocar danos à pele. Desde 2005, as empresas são obrigadas a fazer cosmetovigilância como uma exigência da ANVISA, que é o órgão regulador brasileiro.

    Ainda segundo Cláudia, a base dos cosméticos é sempre composta por um hidratante com grau variado de oleosidade, substâncias antioxidantes (como as vitaminas que aumentam a capacidade de hidratação do produto final) e uma pequena quantidade de ativos "rejuvenescedores". Entre estes, destacam-se as vitaminas A (ativo do ácido retinóico, o precursor dos anti-idade), C e E. A vitamina C estimula o colágeno promovendo a formação de fibras novas e atua ajudando a pele a se defender dos efeitos do sol, a vitamina A ajuda na renovação celular da epiderme e a vitamina E atua como antioxidante.
  • 2
    A partir de quando se deve começar a usar os anti-idade?

    Segundo Murilo, nossa pele começa a perder 1% de colágeno ao ano a partir dos 21 anos de idade. Por isso, ele recomenda o início do tratamento anti-idade por volta dos 30 anos, em intensidade mais leve. “No início, procure produtos mais hidratantes, a base de vitamina C. Deixe os de maior efeito tensor para quando atingir os 40 anos”, recomenda.

    Cláudia esclarece também que 80% do envelhecimento da pele são provocados pelo sol que incide sobre a epiderme e na derme, as camadas mais superficiais da pele, e 20% dependem da genética de cada pessoa. Por isso, para combater o envelhecimento da pele, é importante também investir na proteção solar desde cedo. “Os protetores solares podem ser usados a partir dos seis meses de idade”, explica a especialista.
  • 3
    Há restrições para o uso de cremes anti-idade?

    Cláudia explica que a maioria dos cosméticos vendidos livremente, em geral, pode ser usada sem restrições, pois suas fórmulas contêm substâncias consideradas seguras pela vigilância sanitária e em concentrações de acordo com as normas vigentes. “Eu recomendaria apenas o cuidado com produtos para a região dos olhos por pessoas com problemas oculares ou inflamação das pálpebras (blefarite derivada de uma dermatite seborreica, por exemplo)”, completa.

    Murilo atenta também para o uso dos produtos em mulheres grávidas: “Alguns princípios ativos ainda não tiveram sua influência sobre o feto estudada. E o ácido retinóico, comprovadamente, causa má formação do feto”, explica. 

Nenhum comentário: