quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Filtro solar - Voce sabe escolher?


A escolha do filtro solar é uma arte pois voce não que ficar parecendo um maracujá de gaveta, antes do tempo, nem participar do programa "10 anos mais velha".  O uso da proteção no rosto reduz a ação do sol no envelhecimento da pele, afinal este vilão do nosso dia-a-dia é reponsável por 80% do envelhecimento da pele.  Os outros 20% estão relacionados a herança dos nossos pais.
A base em creme ou loção dos filtros solares deve obedecer também a escolha de acordo com o tipo de pele. Existe uma tendencia atual de utilizar filtro solares com cor tipo base para a face e produtos mais finos em outras areas do corpo. A proteção do rosto deve ser mais intensa pois além dos raios solares incidirem de forma mais direta, as pessoas que tem tendencia a ter manchas na pele, bastam se expor um pouquinho para que a coloração da pele fique mais intensa. Algumas linhas de produtos vendidas no Brasil são encontradas a preços bem convidativos tanto na Europa como nos Estados Unidos ou na Oceania. A sociedade brasileira de dermatologia luta a anos para tornar os filtros solares mais acessiveis no Brasil, mas ainda não chegamos neste estágio. Infelizmente, alguns produtos apresentam uma qualidade que deixa muito a desejar com ativos que não são suficientes para dar uma proteção de amplo espectro, isto é, boa proteção contra os raios ultravioleta A e B e mais recentemente, proteção contra a luz visível do sol. Além disto, o calor e a alta incidencia de ultravioleta inativa rapidamente o protetor solar, por isto, recomenda-se a utilização de roupas e chapeus com proteção solar que melhoram muito a proteção da pele dos raios nocivos do sol.


As pessoas que moram em regiões com mais altitude ou mais proximos a linha do Equador devem ter um cuidado especial com a exposição solar pois a incidencia de cancer de pele (provocado pelo sol) aumenta a cada ano. Atenção as moradoras do Nordeste ou da região Norte, este sol maravilhoso que "acorda" as 5
horas da manhã, destroe as fibras elasticas da pele com mais rapidez porque a incidencia dos raios solares nestas regiões é mais vertical. Vale a pena ter um pouco de cuidado para "economizar" a nossa pele.









--

Nenhum comentário: