domingo, 5 de fevereiro de 2012

Micose de Unha - Tratamento a Laser


A micose de unha (onicomicose) é uma infecção comum da unha que afeta boa parte da população brasileira. Esta doença afeta pessoas com comprometimento da imunidade (como os portadores do vírus HIV), fumantes e pessoas com psoríase, doença vascular periférica, e historia de trauma na unha ou historia familiar de onicomicose. A causa principal são os fungos dermatofitos antropofilicos ( Tricophyton rubrum, Trichophyton mentagrophytes etc), leveduras (como a Candida SP) e fungos não dermatofitos. A unha doente fica espessa com uma coloração amarelada ou acastanhada, pode ser destruída e eliminar um pó ou ter um material úmido esbranquiçado e destaca-se do seu leito. Esta condição traz grande prejuízo social, principalmente em cidades ensolaradas onde as pessoas usam sandálias com freqüência ou freqüentam a praia e o clube.
Varios tratamentos tópicos e orais tem sido utilizados no passado para o tratamento da onicomicose. Os primeiros agentes antifúngicos orais foram desenvolvidos no final do século 19. Hoje em dia, utiliza-se medicamentos como o itraconazol e a terbinafina com relativo sucesso, contudo estas substancias promovem efeitos adversos, tais como : dor de cabeça, alterações gastrointestinais, e cutâneas.  Relata-se também mal funcionamento do fígado em alguns pacientes em uso destes medicamentos, por isto não são recomendados para os portadores de doença hepática ativa ou crônica ou ainda, para as pessoas com mal funcionamento renal.
Um novo tratamento não invasivo para a onicomicose envolve a aplicação de laser na lamina ungueal com um laser Nd-YAG que emite uma energia com comprimento de onda de 1064 nm. O sistema é chamado de Clearsense (Sciton), consiste numa ponteira de aplicação com spot de  6mm que emite luz de diodo (LED) indicando a luz guia do laser e um sensor infravermelho de temperatura que controla a temperatura de tratamento em tempo real. Este controle de temperatura do tratamento é fundamental para garantir a sua segurança mantendo-a entre 41 e 44oC.
Durante a aplicação a ponteira é mantida a uma distancia das unhas determinada pela convergência das luzes led e com esta faz-se movimentos circulares cobrindo toda a unha e a cutícula, com uma energia bem baixa de 5j/cm2, 0,3ms de duração de pulso,  com uma freqüência de 3,5Hz.
As 3 sessões necessárias são realizadas com intervalo de 1 a 4 semanas, e o acompanhamento do crescimento das unhas é feito após 3, 6 e 12 meses.

8 comentários:

Anônimo disse...

Oi Dr Cláudia, sou de São Paulo e já estou há 5 anos com uma micose na unha das mãos, fui em alguns dermatologistas no decorrer deste tempo que me indicaram esmalte de unha, remédio para pingar na unha e até remédio via oral, nenhum teve efeito. O remédio via oral me fazia sentir muito mal, eu almoçava e colocava tudo para fora, ficava com enjoos o dia todo e por isso o médico suspendeu o remédio. Gostei deste tratamento com laser, gostaria de saber se a senhora atende em são paulo também ou se teria algum dermatologista para me indiciar que faz este tipo de tratamento.

Obrigada e aguardo retorno.
Mariana Rocha Munhoz

Dra Claudia Sá disse...

Prezada Mariana,
O tratamento com laser é recente no Brasil (1 ano) e veio para cobrir justamente esta lacuna. Alguns casos são de difícil tratamento com o medicamento topico ou oral, seja porque não há resposta do agente patogenico ou por intolerancia da pessoa ao medicamento oral. O metodo de tratamento com laser começou na Europa há uns anos e nos Estados Unidos apenas em 2010. Dependendo do tipo de comprometimento de suas unhas as sessões podem ser mensais - 3 sessões com intervalo de um mes e depois acompanhamento de 3 em 3 meses. Lamentavelmente não conheço colega que faça este tipo de tratamento em São Paulo. Um abraço.

Anônimo disse...

Olá Doutora Cláudia. Sou de Minas Gerais e possuo a micose em uma unha do pé direito há anos. Nunca me interessei por tratamento oral exatamente pelas contraindicações comumente relatadas. O meu caso já cobre mais de 50% da unha mas, de forma geral, não é dolorida e só incomoda parcialmente quando cresce o pouco de unha que restou e se deixar, danifica até as meias. Por isso eu a mantenho sempre lixada, lisa e limpa. Gostaria de saber se caso eu me decida ao tratamento a laser com a senhora, como sou de outro Estado, se eu poderia ter um direcionamento certo em sua agenda para que eu possa ir ao seu consultório em dia certo para não perder a viagem especialmente em sessões.
Marcos Melo – Barbacena MG

Dra Claudia Sá disse...

Prezado Marcos Melo,
Voce pode marcar com antecedencia a sua consulta no horario que for mais conveniente.

Anônimo disse...

Olá Dra, tudo bem?
Sou soropositivo e gostaria de saber se posso me submeter ao tratamento com laser porque somente com medicação não está resolvendo.

Obrigado

Dra Claudia Sá disse...

A literatura indica que o importante para melhorar a resistencia do organismo e a micos e de unha é a contagem de neutrofilos. A contagem de neutrofilos deve estar a melhor possivel e, alem disto, é importante identificar o tipo de fungo(s) e/ou bacterias que estão causando a infecção na sua unha. Dependendo do tipo de agente patogenico e da contagem de neutrofilos, pode ser associado o laser a algum tratamento topico. Se houver comprometimento de mais de 50% da lamina ungueal, pode ser necessário a remoção com laser de parte da unha para facilitar o tratamento. A vantagem principal do laser é que não apresenta as contraindicações dos tratamentos com antifungicos sistemicos. Enfim, é preciso examinar, identificar e depois tratar.

Anônimo disse...

Oi Dra Claudia !!!
Acessei a sua página na internet, e tenho uma dúvida que em função da sua especialidade pode me ajudar. Em muitos locais, vejo que o tratamento com laser para micose de unha, não tem efeitos colaterais, mas ocorre que estou fazendo e observei nas últimas sessões, que após 1 ou 2 dias da aplicação doa laser, a região da unha fica soltando líquido(nos cantos entre a unha e pele), semelhante a uma inflamação, incolor. Você já atendeu casos que aconteceu situação semelhante?

Dra Claudia Sá disse...

É preciso voltar ao profissional que fez o tratamento para ser examinado. Até o momento, não tive nenhum caso parecido com o descrito acima.